sexta-feira, 24 de maio de 2013

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS


“Violência é um ato de brutalidade, sevícia e abuso físico ou psíquico contra alguém e caracteriza relações intersubjetivas e sociais  definidas pela opressão e intimidação, pelo medo e pelo terror. A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotado de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos, inertes ou passivos.” (Marilena Chauí)

 Se faz necessário para o pleno exercício da cidadania ações fortalecidas entre o governo e a sociedade civil, para que não haja nenhum tipo de indivisibilidade dos direitos humanos. A falência das instituições (escola,família,governo) é um aspecto que marca bastante o alto número de casos de violência urbana. Os meios de comunicação, querem nos fazer achar que a violência só está atrelada à pobreza, à miséria, quando vemos inúmeros casos de pessoas que têm padrões diferentes desse criado para estereotipar o criminoso.Muitas pessoas, não conhecem nem seus direitos civis, políticos, sócio-econômicos e culturais.  Como também  fragmentaram a violência de tal forma que  não caracterizam agressões verbais, preconceito quanto a gosto musical, opção sexual , forma de se vestir, como sendo um ato de violência. Fica bem nítido com o passar do tempo é que as pessoas deixaram de ser seres pensantes, para serem coisas  irracionais e ao passo que nossa tecnologia avança, nós retrocedemos no quesito violência. Hoje morre-se porque xingou alguém, andou de sapato alto e incomodou o vizinho de baixo, tem um objeto de desejo que o outro almeja, tem um gosto musical diferente do outro, pela cor da pele , por algo que ficou dito em entrelinhas, pelo término de uma relação.

Prega –se o discurso de que queremos um mundo melhor para ás crianças que nascerão mas, só tomamos conhecimento da nossa responsabilidade pelo que está acontecendo quando vem de encontro aos nossos interesses, quando somos atingidos de alguma forma por um ato violento. E a postura, o próximo passo é aumentar a segurança ou os muros das nossas residências, nos agruparmos nos shoppings, onde temos a ideia vaga de que estamos mais protegidos, na nossa ilha de fantasia: vitrines, consumo. Decide-se leis depois de acontecido o fato, há um total desencontro entre o governo e a população. Comecemos pelo simples conceito do que é cidadania :
Cidadania (do latim, civitas, "cidade")¹ é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.²
Logo em seguida , pelos direitos humanos : Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A partir disso , podemos começar a pensar como dentro da sociedade , podemos deixar de ser coisa para sermos seres humanos , como podemos parar de achar que todo ato violento sangra , pois , isso não atesta a devastação que faz por dentro de uma mente, quando a vítima recebe uma palavra, um olhar, um gesto!Pare de aguardar a ação do outro e dê o ponta pé dentro das suas ações ! 

0 comentários:

Postar um comentário